DANI PENELUPPI – CULTURA

Festival Te Ofereço Paz será celebrado no Parque Vicentina Aranha De 21 a 26 de setembro, com atividades on-line e presenciais

 

A AFAC – Organização Social de Cultura através do Parque Vicentina Aranha com uma correalização do Espaço Flor de Lótus, realizam em formato híbrido, de 21 a 26 de setembro o Festival Te Ofereço Paz.

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente no dia 21 de setembro e, para celebrar a data, o Festival propõe sensibilizar as pessoas por meio da apresentação de métodos, técnicas e terapias para a busca da paz em 3 níveis: consigo, com o outro e com a natureza.

As palestras acontecerão virtualmente e terão temas variados como “Meditação para Paz”, “Mulheres Pacíficas”, “Da criança interior ao adulto saudável” e “Não resistais ao mal”.

Já presencialmente as vivências terão como tema “O feminino e os seus ciclos”, “Acolhendo as nossas crianças”, “Feminino Sagrado” e “Momento de Paz”, e as oficinas “Repertório Musical Terapêutico” e “Desenho Mapa Interior”. Todas as atividades seguirão os protocolos de segurança.

Para participar das vivências presenciais será necessária a reserva de ingressos na plataforma sympla https://www.sympla.com.br/festival-te-ofereco-paz__1318606

Sobre o Parque Vicentina Aranha 

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1924, como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico,

Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do Munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC- Organização Social de Cultura, a qual promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro, além de uma vasta e diversificada programação cultural e de qualidade de vida.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Latécoère do Brasil, Hospital Ortopédico Orthoservice, Sabin Medicina Diagnóstica, Concessionária Tamoios, Byofórmula Farmácia; Apoio da Vale Cloud e promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Serviço 

21/09 | Terça-feira

19h – Abertura – Meditação para Paz: Visualização para espalhar a Paz para o mundo com Ewaldo Antônio Rebello (Online)

19h30 – Palestra: Como viver em paz em tempo de Pandemia com Priscila Izawa, Andréa Luz e Sonia Redi (Online)

22/09 | Quarta-feira

19h – Palestra Mulheres Pacíficas com da Rosana Ortiz (Online)

23/09 | Quinta-feira

19h – Ritual do Fogo e Palestra: A Paz em momentos difíceis seguida de Meditação guiada para alcançar a Paz interior com Sadânanda S.S. e Haripriya B.S. (Presencial)

24/09 | Sexta-feira

16h – Palestra: Da criança interior ao adulto saudável com Flavia Penido (Online)

19h – Palestra: Não resistais ao mal com Antônio Ewaldo Rebello (Online)

25/09 | Sábado

9h – Vivência: O feminino e os seus ciclos com Maria Miriam Batista (Presencial)

10h30 – Yoga Satyam System com Haripriya (Presencial)

14h30 – Oficina: Repertório Musical Terapêutico com Marina Souza (Presencial)

15h30 – Vivência: Acolhendo as nossas crianças com Carole Redi (Presencial)

16h30 – Oficina: Desenho Mapa Interior com Carolina Papini (Presencial)

26/09 | Domingo

9h – Vivência do Feminino Sagrado com Priscila Izawa, Mirela Guadalupe, Karina Soares (Presencial)

10h – Vivência: Momento de Paz com Andréa Luz e Sonia Redi (Presencial)

Site: https://www.pqvicentinaaranha.org.br/   Instagram: https://www.instagram.com/parque_vicentina/    Facebook: https://www.facebook.com/parquevicentinaaranha    Youtube: https://www.youtube.com/parquevicentinaara


FCCR divulga lista de espetáculos selecionados para o Festivale

 

Neste ano, o festival acontecerá virtualmente, com transmissões de vídeos, apresentações de lives e debates por meio do canal do YouTube

 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo homologou o resultado das inscrições do edital do 35º Festivale – Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba. Vinte espetáculos joseenses foram selecionados para participar do festival que acontecerá nos dias 20 a 31 de outubro. Confira a relação dos espetáculos escolhidos.

Em razão de não ter havido recursos, o cronograma de atividades foi antecipado. Desta terça-feira (14) até as 17h do dia 17 é o prazo para a confirmação de participação dos selecionados no festival.

Neste ano, o Festivale acontecerá virtualmente em razão da pandemia, com transmissões de vídeos, apresentações de lives e debates por meio do canal do YouTube da FCCR, para todos os públicos. Também serão realizadas atividades formativas como, palestras, workshop e oficinas.

O Festivale valoriza a cultura, as artes cênicas, contribuindo para o fortalecimento da criação, produção artística e a integração entre os grupos teatrais da cidade.

Cronograma atualizado

ATIVIDADES DATA
INSCRIÇÕES 19/07 a 20/08/2021 às 17h
PERÍODO DE ANÁLISE 21 a 30/08/2021
DIVULGAÇÃO DE ANÁLISE 31/08/2021
PRAZO PARA RECURSOS 01 a 09/09/2021
HOMOLOGAÇÃO 10/09/2021
PRAZO PARA CONFIRMAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO 14 a 17/09/2021
PERÍODO DA REALIZAÇÃO DO 35º FESTIVALE 20 a 31/10/2021

Alameda dos Poemas

 

Desde o instante em que recebi o chamado para a realização desta curadoria,  “Alameda dos Poemas” passou a vibrar. A ideia de muitas vozes formando uma única música surgiu. Retratar a diversidade cultural, na melodia das palavras reverberadas pelas vozes dos próprios poetas/escritores em meio a natureza, dentro de um patrimônio histórico de grande relevância na nossa cidade, só poderia acontecer na maior de todas as danças, a Flim.

E então veio a decisão, seriam todos escritores, porém diferentes. E dentro destas diferentes realidades iniciamos uma coreografia de envio de impressões. A seleção dos poemas, fragmento de textos, pensamentos escolhidos retratam a dança da criação de cada um de nós e, de alguma forma, de um NÓS separados pelo mundo pandêmico, unidos por sentimentos universais.

A Alameda é um convite ao público à bailar pelas entrelinhas dos versos recitados por estes artistas das palavras.

Queremos tirar você para dançar!

Daniella Peneluppi

Poeta/Escritora, atriz e curadora da Alameda do Poemas.

Escritores participantes:  Clarice Sabino, Daniel Pedrosa, Daniella Peneluppi, Guilhermo Codazzi, Kuba Cuesta, Poeta Marcelo Meire D’Origem, Miriam Menezes, Sandra Guimarães, Vanessa Alves.

O público conheceu e prestigiou os escritores na Alameda e também junto à Intervenção com o Coletivo LAB, na Flim, entre os dias 17 e 19 de setembro no Parque Vicentina Aranha. Parabéns!