TURISMO

Turismo no Brasil

A divisão da atividade turística em diferentes classes pode ser feita por meio da intenção do deslocamento, ou seja, tomando como base o motivo que levou a pessoa ou um grupo a sair de sua casa em direção a outra cidade, estado ou país. Com base nesse critério, o turismo pode ser caracterizado como:

  • Turismo de lazerou turismo de recreação: associado à diversão, ao descanso e ao entretenimento.
  • Turismo de negócios:objetiva o estabelecimento de vínculos empresariais ou comerciais com outros indivíduos, empresas, indústrias e associações. Inclui viagens realizadas para o fechamento de convênios, contratos e acordos, negociações, reuniões de trabalho, estabelecimento de parcerias, ou mesmo compras e aquisições diversas.
  • Turismo religioso: é a peregrinação de fiéis para lugares considerados sagrados ou que resguardem algum significado importante para a sua fé.
  • Turismo cultural: existem algumas definições desse tipo em específico. Uma delas o associa às artes e ao contato com diversas expressões artísticas e estabelecimentos (museus, eventos culturais, shows, exposições, teatros). A outra definição o descreve como praticado para o conhecimento de outros grupos sociais e de seus costumes e tradições.
  • Turismo de saúde: praticado pelos indivíduos que vão a busca de locais de tratamentos diversos que auxiliam na saúde e bem-estar. As estâncias naturais, fontes hidrotermais, os spase outros locais com o mesmo objetivo estão inclusos nessa categoria.
  • Turismo no mundo: as atividades turísticas apresentaram um grande crescimento a partir de meados do século XX, principalmente com o advento da globalizaçãoe o aperfeiçoamento das tecnologias do transporte e da comunicação, que proporcionaram deslocamentos mais eficazes e a conexão quase imediata com diversas partes do planeta. A intensificação do fluxo de turistas levou à ampliação dos destinos e à diversificação da indústria do turismo, adaptando-se ao período técnico atual. Como sendo parte do setor terciário da economia, a parcela correspondente às atividades turísticas no Produto Interno Bruto (PIB) global é atualmente de 3,3%. Considerando todas as atividades do setor e os seus reflexos nos demais, esse valor sobe para 10,4%. (Esse é um dos recortes utilizados na classificação, podendo haver diversas categorias adicionais. Outras abordagens são igualmente empregadas para a caracterização do turismo, como a área a ser visitada, a forma de transporte, a faixa etária ou o estrato social).

O turismo é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço na economia do Brasil, principalmente nas décadas mais recentes. O país apresenta uma enorme potencialidade turística que se deve, entre outros, às suas inúmeras paisagens naturais — com o ecoturismo em expansão – às cidades históricas e aos seus patrimônios culturais. Apesar disso, o Brasil é destino atualmente de apenas 0,5% de todos os turistas que circulam pelo mundo.

Predomina no país o turismo do tipo doméstico, caracterizado pelos deslocamentos dentro dos limites do território nacional. O principal motivo das viagens é a visita a parentes e amigos, seguido do lazer, conforme mostram dados do IBGE para 2019. A região Sudeste é a principal receptora e emissora de turistas, seguido do Nordeste. Os principais destinos visitados são estados de: São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Os brasileiros que partem em direção ao exterior vão, principalmente, para: Reino Unido, Estados Unidos, Portugal e Espanha

As chegadas internacionais no Brasil somaram 6,35 milhões em 2019, e os turistas vêm, em sua maioria, destes países: Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai. As cidades mais visitadas por esses viajantes são: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP) e Búzios (RJ). O setor foi duramente afetado pela pandemia da covid-19, que atingiu o país a partir de março de 2020. De acordo com o IBGE, a queda foi de 36,7%, abrangendo todas as atividades associadas ao turismo, como transportes, hospedagem e alimentação.

 

História do turismo

Pensando o turismo enquanto o deslocamento de pessoas com um propósito específico, não é possível definir uma origem exata dessa atividade. A literatura dedicada ao assunto indica que sua história começa milênios antes da era atual, ainda no Antigo Egito, com viagens que tinham como propósito a participação em eventos, questões religiosas, o divertimento e relaxamento bem como a ampliação do conhecimento.

As mesmas motivações causaram grandes deslocamentos de pessoas na Grécia Antiga. Um diferencial dessa civilização foi a realização dos primeiros Jogos Olímpicos, que serviram como atrativo para um intenso fluxo de turistas.

Muitas outras civilizações contemporâneas ou não às citadas registraram viagens turísticas com causas variadas, relacionadas à saúde, ao bem-estar e à religião. Destaca-se, além disso, a importância das trocas comerciais nos grandes deslocamentos em diversos períodos históricos.

Com o passar do tempo, o avanço das técnicas de localização no espaço permitiu o aperfeiçoamento das navegações e as viagens de longas distâncias. As Revoluções Industriais e o desenvolvimento das ferrovias, bem como de outros meios de transporte, foram de grande importância para a ampliação da escala do turismo.

Atribui-se a Thomas Cook o pioneirismo das agências de viagem. O inglês iniciou suas atividades no século XIX, e é considerado o pai do turismo moderno.

O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

 

Importância do turismo

Como sendo uma atividade econômica cada vez mais significativa, a importância do turismo reside, em parte, na receita gerada por esse setor para as economias nacionais e locais. A indústria do turismo, como é chamada, abarca diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação, responsáveis por um grande contingente de mão de obra. Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos circuitos locais da economia, gerando emprego e renda.

Espacialmente falando, a recepção de visitantes demanda infraestrutura adequada e a sua manutenção periódica, gerando benefícios em médio e longo prazo para a estrutura do local propriamente dita, bem como o melhoramento da rede de transportes, de energia elétrica, de comunicação, além da conservação de sítios históricos, monumentos, praças e locais de grande circulação de pessoas. As melhorias podem ser sentidas também pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diariamente.

 

Estudo do turismo

O estudo do turismo atualmente é feito por meio de uma perspectiva multi e interdisciplinar, abrangendo conhecimentos das ciências sociais, da geografia, da economia, do marketing e da administração, tendo em vista a complexidade e amplitude de elementos — espaciais, culturais, sociais, econômicos — que compõem essa atividade e dos quais depende a sua realização.

A partir dos anos 1960 e 1970, cresceu dentro da própria geografia a quantidade de estudos dedicados à análise do turismo e à forma como se dá a sua interação com o espaço geográfico e os elementos que o compõem.

Muitas universidades possuem hoje em seus catálogos um curso próprio de Turismo, visando à formação de bacharéis (turismólogos) e técnicos no assunto.

Notas

|1| RABAHY, Wilson Abrahão. Uma visão do turismo no Brasil e suas perspectivas. CGDI/SGE/SE/MTur. Dados & informações do turismo no Brasil: o turista internacional no Brasil. Ano 1, 1ª edição, fev. 2021.

|2| NAKASHIMA, S. K; CALVENTE, M. del. C. M. H. A história do turismo: epítome das mudanças. Turismo & sociedade (ISSN: 1983-5442). Curitiba, v. 9, n. 2, p. 1-20, maio-agosto de 2016. (Paloma Guitarrara). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/43151. 

 

Apresentamos as dez cidades brasileiras mais visitadas pelos turistas

 

Se você busca lugares incríveis para visitar em suas próximas viagens, saiba que há destinos nacionais incríveis para você conhecer. Embora o mundo seja grande e encantador, o país tem belezas naturais únicas e deve ser aproveitado ao máximo. Para isso, separamos os melhores destinos do Brasil para deixar o seu roteiro inesquecível. Acompanhe e desfrute de cada paraíso!

1.Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro é considerada uma das cidades mais bela do mundo. O mar e montanha ficam de lado a lado, o Cristo Redentor erguido no meio faz o cenário do Rio de Janeiro o mais invejavel do mundo. Para desfrutar a paisagem da cidade em 360 graus, você pode subir de teleférico ao topo do Pão de Açúcar.

Você também pode ver de perto o estádio do Maracanã que foi o palco do final da copa do mundo. Rio é a sede de grandes eventos culturais e esportivos ao longo do ano, a cidade está à espera do maior evento esportivo, a Olímpiada de versão que vai se realizar em 2016. Leia também >> 10 lugares para você visitar em Rio de Janeiro

2- São Paulo, SP

A capital econômica do país pode não parecer o destino mais conveniente para viajar. Mas a cidade está recheada de atividades urbanas para experienciar.  As opções de cultura, comércio e gastronomia não ficam atrás das grandes metrópole internacionais.

Caminhe pela Avenida Paulista, a principal avenida da cidade, visite os museus Pinacoteca e MASP, dê um pulo ao Parque Ibirapuera, e veja peças no Teatro municipal e Espaço São Paulo. Não esqueça de visitar o Mercado Central para comer um sanduíche de mortadela e comer um Yakissoba na feira gastronômica do bairro japonês Liberdade. Leia também >> 10 lugares incríveis para se visitar em São Paulo

 

3- Natal, RN

A cidade do natal é uma das minhas cidades brasileiras favoritas. A cidade é cercada pelo Parque Estadual das Dunas. Você pode rodar com um buggy por dunas de areia. Você precisa visitar a Praia de Pipa que fica a 1 hora do natal.

Em Natal, a praia de Ponta Negra é a praia que mais faz sucesso por causa da maior duna urbana e os restaurantes que ficam ao redor. Fora isso, comida típica, artesanato de qualidade, muito sol, sombra e água fresca além da diversão e lazer proporcionados pelas praias e dunas que compõem a paisagem da cidade do Natal.

4- Fortaleza, CE

É a capital do Ceará que mistura a rotina agitada de grande metrópole a costumes típicos de uma região que vive em harmonia com o mar. As principais praias são a linda Iracema, a bela Meireles e Mucuripe.

A praia do futuro é perfeita para aqueles que curtem um mergulho. A cidade é rodeada por pequenos municípios e vilas de pescadores responsáveis por oferecer inúmeras opções de passeio fora das areias, como atrações culturais, compras e gastronomia.

5- Foz do Iguaçu, PR

Várias vezes considerada como uma das “Sete maravilhas da natureza do mundo”, foz do iguaçu apesar de estar no número 5, é um lugar que não pode estar fora da lista. Visitar a foz do iguaçu é visitar 3 lugares em uma só vez por dividir a fronteira com argentina e paraguai.

Você poderá ver as cataratas do rio Iguaçu da fronteira do Brasil e da Argentina. Você ainda poderá desfrutar a melhor carne do mundo nos restaurantes da fronteira argentina. Não deixe de fazer compras no Paraguai que tem grande variedade de produtos importados em um preço bem acessível.

 

6- Florianópolis, SC

Florianópolis foi nomeada como o melhor lugar para se viver no Brasil. A cidade conhecida por praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântico, e balada, é um dos destinos mais cobiçados do Brasil.

Atrações como praias, museus, mirantes, parques, áreas de lazer, compras, restaurantes, bares e hotéis estão  espalhadas por toda a cidade, do norte ao sul da ilha, passando pela Lagoa da Conceição, região central e até os bairros do continente.

 

7- Búzios, RJ

Destino mais cobiçado da Região dos Lagos não somente oferece as belezas naturais, Búzios, a antiga vila dos pescadores abriga restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados e um comércio repleto de lojas de grife.

Búzios é ideal para quem gosta de uma noite agitada, que começa na Rua das Pedras e se estende até à Orla Bardot, ambas com restaurantes, bares, música e agito para todos os gostos.

 

8- Porto Seguro, BA

A cidade onde a história do Brasil começou é localizada no sul do estado da Bahia. As cidades históricas, música Axé animam a cidade. Além disso, as belas praias com águas cristalinas enfileirado pelos coqueiros é a charme da cidade.

A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Descobrimento, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. Leia também >> 10 Lugares Imperdíveis para Visitar em Porto Seguro

 

9- Caldas Novas, GO

A cidade é conhecia por ser a maior estância hidrotermal do mundo. A cidade é anualmente visitada por mais de 1 milhão de pessoas. As centenas de piscinas dos hotéis e clubes atraem os grupos da terceira idade e famílias com crianças, por oferecer programas divertidas adequadas para toda família.

Não deixe de conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas. As caminhadas pelas trilhas, feitas exclusivamente acompanhadas por guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e do Paredão. Leia também >> 10 Lugares Quentes para Conhecer em Caldas Novas

 

10- Gramado, RS

O pequeno vilarejo que fica localizado na serra gaúcha tem paisagens lindos com casas em estilo enxaimel, ruas limpas e tomadas por jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros.

A aparência romântica é também a sede do maior festival de cinema nacional. A cidade também oferece o Snowland, o único parque indoor de neve, onde você pode esquiar e brincar com a neve.  A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes. Leia também >> 16 lugares para você visitar em Gramado

 

Com belas paisagens, cenários únicos e muita história e cultura, o Brasil oferece os melhores destinos para conhecer. Muitos deles, além de marcantes, são também bem acessíveis.

Até a próxima edição com muitas novidades especialmente para você…